Tratamento para Queda de Cabelo Através da Alimentação

Quem possui cabelos fracos, quebradiços, que sofre com a queda e a calvície, sempre busca por um tratamento para queda de cabelo que seja eficiente. E uma das maneiras de tratar o problema e ter fios amis fortes e bonitos é através da alimentação. Veja nesse artigo algumas dicas para mudar seus hábitos alimentares e ter cabelos mais bonitos.

cabelos-e-alimentacao-saudavel

Alimentos que ajudam no tratamento para queda de cabelo

  1. Cenoura – ela contém vitamina A e betacaroteno, que contribuem para a saúde dos fios pois a vitamina A devolve trata o corou cabeludo e o betacaroteno previne o envelhecimento precoce.
  2. Espinafre – o espinafre é rico em ferro e clorofila, que ajudam a fortalecer o cabelo desde a raiz, equilibram a oleosidade natural e normalizam o crescimento do cabelo, nutrindo os fios.
  3. Aveia – é rica em vitaminas do complexo B e também em zinco, que ajudam a controlar a produção hormonal. Também ajuda a manter a queratina dos fios.
  4. Salmão – esse peixe é rico em selênio e ômega 3, nutrientes que melhoram a circulação no couro cabeludo, tem ação anti-inflamatória e ajudam a nutrir os fios. A proteína dessa carne também fortalece o cabelo.
  5. Morango – estimula a microcirculação e ajuda os fico a crescerem mais fortes e saudáveis.
  6. Laranja – a pectina presente nos gomos da laranja ajuda a eliminar as toxinas do organismo fortalecendo o cabelo, melhorando a hidratação e prevenindo a caspa.
  7. Soja – rica em proteínas, ela ajuda a fortalecer os fios de cabelo, mas também contém biotina, um nutriente que favorece o desenvolvimento do folículo piloso e deixa os cabelos menos quebradiços.
  8. Castanha-do-pará – essa oleaginosa é muito rica em zinco, um mineral essencial para manter a beleza e saúde dos fios de cabelo. A deficiência de zinco deixa os cabelos sem brilho, quebradiços e muito finos.
  9. Iogurte – o iogurte é um alimento saudável, e mais ainda quando consumido em sua versão de baixas calorias e menos gorduras. Ele ajuda o cabelo com suas vitaminas do complexo B a incorporarem a queratina e contém aminoácidos que dão força para os fios.
  10. Agrião – o agrião ajuda prevenir a caspa por sua ação anti-inflamatória, além de conter nutrientes que mantêm e estimulam a queratina dos fios, deixando-os mais fortes e mais saudáveis também.
  11. Grãos (lentilha, feijão, arroz, etc) – possuem proteínas que ajudam na formação do colágeno e também da queratina, prevenindo e queda dos cabelos.
  12. Vinagre de maçã – o vinagre de maçã é um coadjuvante que ajuda o organismo a aproveitar melhor as proteínas, por isso, pode favorecer os cabelos de maneira indireta ao permitir o aproveitamento do nutriente.
  13. Frutos do mar – o nutriente encontrado nos frutos do mar é o magnésio, um mineral que ajuda na sintetização das proteínas fortalecendo os fios.
  14. Leite – tanto o leite como seus derivados ajudam a aumentar os níveis de cálcio, que impedem que os cabelos fiquem fracos, quebradiços e opacos.
  15. Nozes – ricas em ômega 3, vitamina E e biotina, protege as células e impede a queda do cabelo. Também ajuda a manter a cor natural do cabelo pela presença de cobre e nutre o couro cabeludo com o magnésio.
  16. Lentilha – uma ótima fonte de proteína, a lentilha contém também os nutrientes biotina, zinco e ferro, ou seja, um tratamento completo para prevenir a queda de cabelo. Também contém ácido fólico, que dá saúde para os glóbulos vermelhos favorecendo a oxigenação do couro cabeludo.
  17. Ovo – outra excelente fonte de proteína, o ovo contém substâncias benéficas, como o zinco, ferro, enxofre e selênio. A presença do enxofre ajuda os cabelos a crescerem mais rápido, dá força e brilho.
  18. Batata doce – contém vitamina A, que ajuda os cabelos a ficarem mais fortes e saudáveis.
  19. Couve – contém ferro, que não somente combate a anemia como também promove cabelos mais fortes.
  20. Obs: este site, traz uma lista ainda maior de alimentos para ajudar os seus cabelos.

Vitaminas que ajudam os cabelos a ficarem mais fortes

Algumas vitaminas são muito amigas dos cabelos e proporcionam fios bonitos, viçosos e brilhantes. Confira quais são essas vitaminas:

Vitamina A – encontrada na cenoura, no fígado, leite e seus derivados e gema de ovo

Vitamina B – encontrada em nozes, carnes e cereais

Ferro – presente na couve, cereja e em uvas passas

Betacaroteno – presente no tomate, cenoura, agrião e na rúcula

Proteínas – encontradas na soja, no feijão, leite e derivados, peixe, carne branca e vermelha

Zinco – encontrado no gérmen de trigo, no fígado e em ostras

O que não consumir para ter cabelos mais fortes

Assim como existem alimentos que favorecem os fios de cabelos, há aqueles que têm impacto negativo sobre ele. Procure reduzir a ingestão desses alimentos listados abaixo ou faça a substituição por outro:

São inimigos:

  • Massas
  • Pães
  • Farinha de trigo branca
  • Açúcar
  • Alimentos gordurosos
  • Chá
  • Café

Também evite o cigarro e o álcool, que acumulam toxinas no organismo e enfraquecem os cabelos. Com essas mudanças e a adoção de uma alimentação saudável você faz um ótimo tratamento para seus fios! Além disso a fumaça do cigarro também é prejudicial. Veja o vídeo abaixo:

Fontes:

www.tuavida.com.br

www.dimensaofitness.com

www.tuasaudes.com.br

globoesporte.globo.com